segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A cirúrgia do Pedro.


Parece que finalmente nossa espera pela cirúrgia do Pedro está chegando ao fim. Sua operação será realizada na próxima quarta-feira dia 31/10/12 às 7:30h no Hospital alvorada de Taguatinga (Distrito Federal). Peço a Deus todos os dias que ilumine o Dr. Gustavo magalhães e sua equipe para que a cirúrgia corra bem. 
Há males que vem pra bem... e digo isso, pois estava há pouco tempo de férias da universidade, mas por alguns motivos tive que mais uma vez sair da UnB, agora darei prioridade ao Pedro e ao seu tratamento com o otorrino e com a fonoaudióloga que ainda não decidi onde ele fará, só espero e desejo que esse período seja excelente para pedrinho. 
Acreditamos muito que ele desenvolverá bastante a sua linguagem já que agora finalmente seu "ouvido nascerá" e desse modo ele poderá não só ouvir as palavras adequadamente, mas sim, primordialmente se comunicar e se fazer entendido.
As vezes sinto nele a aflição de não conseguir se comunicar e por isso me esforço ao máximo para entender seus gestos e suas articulações, na maioria das vezes consigo interpretar o que ele quer, mas nem sempre é fácil, tenho que está sempre de olho atento ao mínimo sinal possível.
Segundo o otorrino, a fono e aos diversos exames que Pedro fez (bera, impedânciometria e outros), ele tem o que chamam de hipoacusia leve bilateral, o que deixa a sua audição comprometida e desse modo ele não ouve sons acima de 40dB, não consegue entender os fonemas mais graves e devido há inúmeras infecções de ouvido que ocorreram em seu primeiro ano de vida, os exames também mostraram que há um líquido dentro de seu ouvido médio, mais precisamente por trás da membrana timpanosa o que impede Pedro de ouvir de maneira correta, pois quando a membrana do tímpano vibra o líquido no seu ouvido não deixa que essa vibração ocorra de forma adequada e desse modo ao invés de conseguir ouvir a palavra completa ele ouve pela metade (ou até mesmo menos da metade) como por exemplo a palavra banana, ele ouve "ba...na", mamãe ele ouve "ma", auau ele ouve "au", a única palavra que ele consegue dizer quase completo é tchau, onde ele fala "tcha". Com a retirada do líquido e a colocação dos tubos de ventilação Pedro poderá ouvir as palavras por completo. 
O tubo de ventilação será colocado nos dois lados do ouvido e ele não poderá tomar banho em piscina, praia e em casa deverá ter o cuidado de proteger os ouvidos com algodão embebecido em óleo para que a água do chuveiro não entre no ouvido, ele permanecerá com esses tubos por no máximo dois anos, o ideal é que eles saiam naturalmente a partir de um ano, caso durante o período máximo de tempo os tubos de ventilação não sair, deverá ocorrer uma nova cirúrgia para a retirada dos mesmos pois do contrário a membrana do tímpano ficará comprometida. O líquido existente no ouvido poderia através de remédios (antibióticos) sair pelo próprio ouvido ou mesmo pelo nariz, mas a adenóide não permite a passagem do fluxo e por isso sua cirúrgia é inevitável. Essas infecções não possuem uma causa certa, mas segundo o Dr. gustavo que vem acompanhando o Pedro há mais de ano, ela pode ser devido alguma má formação congênita do ouvido. Li em alguns artigos que esse tipo de problema é bastante comum em crianças do sexo masculino com a faixa etária de 6 ou 11 meses até 3 anos e Pedro está dentro da faixa. O médico não nos deu a certeza que Pedro ouvirá ou mesmo que sua linguagem se desenvolverá normalmente, pois também o seu exame (bera), mostrou um certo comprometimento no nervo antes da cóclea, porém, só poderemos ter certeza após a cirúrgia, de ante mão o que temos certeza é que a secreção existente em seu ouvido médio será drenada o que não deixará mais seu ouvido com infecção constante e que a adenóide também será retirada (raspada) e assim ele não terá mais dificuldade em dormir, pois ele além de roncar muito ele tem apnéia que é a parada da respiração por alguns segundos (mas que parece uma eternidade!). 
Para a realização da cirúrgia tivemos que assinar o termo de consentimento já que há vários riscos e entre eles (e o pior) é a temida anestesia geral que será necessário para que haja a operação. O médico foi claro e incisivo sobre a anestesia, porém, estamos todos anciosos para que a cirúrgia corra bem e que tudo dê certo. 
Pedro, mamãe te ama muito e tenho certeza que Deus te protegerá e que em breve tudo estará resolvido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá familiares e amigos...podem deixar seus comentários!